20 Dicas úteis para seres feliz


Ser Feliz todos os dias

Ser feliz significa viver uma vida equilibrada, cuidar do corpo e da mente e saber-se integrar na sociedade que vivemos.

O mundo exige demasiado de nós e focamos muita da nossa energia em tanta informação que nos chega constantemente que nos esquecemos de cuidar de nós próprios e do nosso bem estar.

Siga estas pequenas 20 dicas em como ser feliz e descubra que a felicidade está nas pequenas coisas da vida. Implemente gradualmente estas sugestões e seja feliz!

 

1 – Sorri e dá mais gargalhadas

A endorfina é uma substância natural produzida pelo corpo que ajuda a relaxar, a regular emoções e transmite uma sensação de bem estar e prazer, deixando-nos mais feliz. Esta endorfina é libertada no nosso corpo quando sorrimos ou no rimos à gargalhada quando realmente achamos piada a algo. Ajuda-nos também a libertar o stress, a ter um pensamento mais positivo e a atrair pessoas positivas para a nossa vida.

Ser Feliz é Rir

2 – Esquece acontecimentos do passado

Aprende a libertar-te dos acontecimentos passados. Os conflitos entre um casal ou entre duas pessoas tende a piorar quando trazem à tona assuntos do passado, o que não é positivo e cria-se muitas vezes um sentimento de injustiça. Ambos devem focar-se na atual situação ou problema e encontrar a melhor resolução para esse mesmo problema.

Ser feliz é esquecer o passado

3 – Lê mais livros

Ler um livro ajuda a aliviar o stress. Mas é importante compreender-mos qual o propósito de ler um livro atendendo a que na maioria dos casos é por prazer ou para adquirir conhecimento. Ganhe consciência da intenção ao ler determinado livro e ao focar-se no que pretende deixará de ler livros que não lhe interessa e passar mais tempo a ler os que realmente lhe dão prazer ou conhecimento.

Ler um livro melhora o nosso foco e concentração, exercita a mente, cria-nos mais inspiração e imaginação, mais conhecimento e até melhora a capacidade de memorizar. Leia mais livros!

Ser feliz é ler mais livros

 

4 – Comunica mais com a família e amigos

A família e os amigos são importantes, são os laços com os nossos antepassados, são quem define desde início o nosso crescimento. A família e os verdadeiros amigos são aqueles que podemos contar nos bons e maus momentos da nossa vida. Por mais ocupados que estejamos e tenhamos às vezes uma vida diferente de quem nos é próximo, não devemos esquecer estes laços e podemos reservar 5 ou 10 minutos para uma chamada telefónica. Um simples telefonema para um Pai, uma Mãe, um irmão(ã) significa muito para eles assim como nós também gostamos quando nos telefonam para saberem como estamos.

Ser feliz é ter família e amigos

 

5 – Pratica entre 15 a 30 minutos de exercício diariamente

Praticar um desporto físico, correr ou dar uma simples caminhada exercita os nosso músculos, melhora a circulação sanguínea, melhora o ritmo cardíaco e eleva o nível de oxigénio no nosso cérebro. Mais, o exercício melhora a confiança em nós próprios, ajuda a concentração e relaxa a tensão existente no nosso corpo. Com a imensidão de profissões sedentárias onde muitas pessoas passam horas sentadas ao computador, o exercício só traz benefícios. Com pelo menos entre 15 a 30 minutos de exercício por dia, estamos a fortalecer a nossa personalidade e a cuidar da nossa saúde.

Ser feliz é praticar desporto

6 – Medita, pratica Yoga ou Reza

Meditar, Yoga e Rezar ajuda a acalmar o stress, a lidar com a ansiedade e a acalmar a nossa mente. Ajuda-nos a melhor tomar consciência dos nossos pensamentos interiores e vermos a nossa vida com mais clareza. Qualquer uma destas atividades são de extrema importância para o bem estar da sua saúde, encarar a vida com mais tranquilidade e clareza. Ouve a tua voz interior, organiza os teus pensamentos e sente um bem estar interior.

Ser feliz é Meditar, praticar Yoga ou Rezar

 

7 – Esquece como te sentes: Levanta-te, veste-te e enfrenta o dia

Por pior que por vezes as situações possam parecer ou que a nossa vida esteja, não nos devemos esconder do mundo que nos rodeia. Acima de tudo nunca devemos perder a confiança em nós próprios. Encarar os problemas de frente faz parte da resolução. Cuida de ti mesmo, apresenta-te ao mundo todos os dias com confiança e supera-te a ti mesmo todos os dias, sem receios.

Ser feliz é acordar e encarar o mundo sem medos

 

8 – Bebe muita água

A água mantém-nos hidratados e é essencial para a circulação dos nutrientes no nosso corpo, assim como ajuda a libertar as toxinas pelo suor e pela urina. Se queres sentir-te fresco e melhorar a tua disposição, beber pelo menos 2 litros de água por dia é extremamente importante!

Ser feliz é beber muita água

 

9 – Dorme entre 7 a 8 horas

Dormir é reparar os danos que provocamos ao nosso corpo, dormir é consolidar a nossa memória, dormir é repor as energias e colocar o nosso cérebro mais atento para um novo dia. Portanto, é importante dormir adequadamente entre 7 a 8 horas sem distúrbios de modo a ganharmos um novo alento e estar em condições para atingirmos os objetivos a que nos propomos.

Ser feliz é dormir descansadamente entre 7 a 8 horas

 

10 – Não ligues aos que os outros pensam de ti

Dificilmente podemos controlar o que os outros pensam de nós, mas podemos controlar o que pensamos de nós próprios. É preferível fazermos crescer a nossa auto-estima, debruçarmos-nos sobre os nossos pensamentos, quem somos e o que queremos ser. Mesmo que os outros pensem negativamente acerca de nós, isso é um problema deles e se formos fortes e convictos connosco esse pensamentos menos positivos não nos irão de modo nenhum afetar.

Ser feliz é não nos preocuparmos com o que os outros pensam

 

11 – Convive mais com crianças e idosos

Lidar com crianças é lidar com pessoas inocentes, espontâneas e felizes. Lidar com pessoas idosas é lidar com pessoas experientes e sábias. Porque não aproveitamos melhor estes dois mundos e aprendemos com eles? Estas duas faixas etárias têm perspetivas diferentes de vida com as quais podemos em muito aprender e tirar partido na construção da nossa própria felicidade.

Ser feliz é conviver com crianças e idosos

12 – Sonha mais quando estás acordado(a)

Os sonhos são a base de tudo, são o início de um projeto, são a inspiração e motivação para mudarmos e sermos diferentes. Muitos dos sonhos de criança, seguem-nos durante uma vida e são esses sonhos que gostaríamos que se concretizem. Infelizmente muitos sonhos que temos quando dormimos não nos lembramos depois deles quando acordamos, portanto sonhe quando está acordado e imagine os seus objetivos a concretizarem-se, de modo a que se recorde e mantenha vivo na memória esses mesmos objetivos. O resto é mudarmos-nos a nós próprios para os realizar.

Ser feliz é dormir acordado e sonhar com o que queremos

 

13 – Tenta fazer 3 pessoas sorrir todos os dias

A verdadeira felicidade é ajudar os outros e fazê-los sorrir. É a atitude de dar e receber, e  receber um sorriso sincero é mais valioso do que possuir bens. Quando estamos rodeados de pessoas felizes, o mais provável é que nós sejamos também felizes. Se estivermos rodeados de pessoas tristes, o mais provável é sermos apenas mais uma pessoa triste. Por isso, faz todos à sua volta sorrir e rodeia-te de pessoas felizes!

Ser feliz é fazer todos à nossa volta sorrirem e serem felizes

 

14 – Não te leves demasiado a sério

Conheces alguém que não erre? Todos erramos, ninguém é perfeito portanto deixa de ser tão crítico contigo próprio. Aprende com os erros que fazes, melhora todos os dias mas não sejas demasiado severo contigo próprio. Mesmo que façamos má figura com algum erro que cometemos, afinal mostramos que somos humanos e que a vida é uma contínua aprendizagem.

Ser feliz é não nos criticarmos tanto a nós próprios

 

15 – Não queiras ganhar todas as discussões

Cada pessoa tem o seu ponto de vista, tem a sua forma de pensar e se pretendemos tornar a nossa vida mais feliz temos de mudar a nossa postura quando temos uma opinião diferente de outra pessoa. O certo ou errado vai muitas vezes da percepção de cada um, portanto respeita e aprecia o argumento com quem saudavelmente se discute.

Exigirmos que seja apenas a nossa opinião que conta, só irá contribuir para uma má relação. Mesmo que não concordes, aceita outros argumentos. Sentir que “ganhaste” a discussão, não vai contribuir para uma melhor relação.

Ser feliz é aceitar outros argumentos

 

16 – Não cries sentimento de ódio por ninguém

O sentimento de ódio é dos sentimentos mais destruidores que existe. A vida é demasiado curta para perdermos tempo a odiar alguém porque isso não fará a outra pessoa mudar, e apenas nos iremos auto-destruir com o tempo. Aprender a perdoar poderá poupar-te imensos problemas de saúde, e permite libertar os teus pensamentos para viveres a tua vida e seres mais feliz.

Ser feliz é não odiar ninguém

 

17 – Fica em silêncio 10 minutos por dia

Cientificamente está provado que o silêncio acalma e permite ao nosso cérebro descansar um pouco e processar as atividades que fazemos. Estamos a ser bombardeados com noticiários, o trabalho torna-se muitas vezes stressante, o estudo exige muito do nosso cérebro.

Faz uma pausa de 10 minutos, em completo silêncio. Observa a natureza, vê o quão bela a paisagem pode ser sem ouvir nada nem ninguém. Este pequeno descanso e isolamento do mundo vai permitir-te também ser mais produtivo, arrumar alguns pensamentos e sentires-te mais feliz.

Ser feliz é ficarmos em silêncio

 

18 – Não percas tempo com intrigas

Falar dos outros ou ouvir falar dos outros é uma enorme perda de tempo e energia. Toda essa energia deves focá-la em ti mesmo, na tua vida e nos teus objetivos. Estares a ouvir intrigas acerca de outras pessoas que muitas vezes nem são verdade não te traz nada de positivo, não adiciona valor à tua própria vida.

Usa essa tua energia para ler mais, aprender mais e melhorar-te a ti próprio. As intrigas não adiciona valor à tua própria vida.

Ser feliz é evitar intrigas e bisbilhotices

 

19 – O teu trabalho não irá cuidar de ti quando tiveres doente, os amigos sim

Os bons amigos estarão sempre contigo quando precisares de um ombro para chorar, quando tens problemas difíceis de superar e irão apoiar-te nos teus desafios pessoais. Uma conversa saudável poder-te-á dar mais perspetivas que podem contribuir para as tuas decisões. É importante portanto mantermos estas verdadeiras amizades, saber ouvir os amigos e apoiá-los também quando precisam de nós.

Os bons amigos podem perdurar toda uma vida e só nos fazem pensar o quão é bom termos esses mesmos amigos, o que já passaram na vida e o quanto se contribuíram mutuamente para tentar melhorar a vida de cada um.

Ser feliz é termos bons amigos toda a nossa vida

 

20 – Ser feliz é somente tua responsabilidade

Para se ser feliz é necessário sermos nós próprios a guiar a nossa vida. Ser feliz é fazermos as nossas próprias escolhas, definirmos os nossos próprios caminhos. Se estás triste ou contente, a culpa é somente tua e não dos outros. Não esperes que os outros construam a tua felicidade porque nunca irás controlar a vida dos outros mas podes controlar a tua.

A tua felicidade é 100% da tua responsabilidade e das mudanças que estás disposto(a) a fazer.

Ser feliz é 100% da tua própria responsabilidade

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *