Constelações Familiares


Constelações Familiares

As constelações familiares são um poderoso e eficiente processo, que permite num curto espaço de tempo encontrar os problemas que afetam as suas relações e que lhe permite ajudar a compreender a(s) mudança(s) necessárias de formas a solucionar esses mesmos problemas. Vamos conhecer melhor o que são constelações familiares.

 

Constelacoes Familiares

Situações onde podemos usar uma Constelação Familiar

As dificuldades nas relações entre Pais e Filhos são infelizmente muitas vezes acentuadas e geram problemas familiares com repercussões que influenciam também diversos membros da família. Questões passadas mal resolvidas, ciumes ou tantas outras situações poderão estar a gerar este mal estar entre Pais e Filhos. A constelação irá fornecer uma imagem real da situação e mostrar qual a origem do problema, assim como permitir encontrar o caminho para a resolução desse mesmo conflito.

Uma separação ou divórcio é muitas vezes traumatizante para um ou ambos os membros. Futuras relações são muitas vezes afetadas por um divórcio ou uma separação mal resolvida, que criam mal estar na nova relação. A aceitação de uma perda passada ou o que está a causar a dificuldade na relação atual é representada na constelação de forma a compreender-se as razões e de mostrar o que há a fazer para resolver esta questão.

A dificuldade em encontrar um novo parceiro ou parceira, ou uma tendência para encontrar as pessoas erradas para a nossa vida. Podemos encontrar a pessoa certa e simplesmente não abraçamos essa relação e temos uma tendência para nos envolvermos com pessoas com as quais não somos compatíveis. Este é um dos casos típicos que uma Constelação Familiar pode ajudar a resolver, a entender primeiro o porquê que estas situações acontecem e resolvê-las de forma a encontrarmos pessoas às quais queremos e o sentimento seja reciproco.

Resolver problemas familiares

A constelação familiar vai-lhe permitir libertar-se de pesos que carrega na vez de outros, entregar esse peso a quem os devia carregar, ter a sua liberdade e uma visualização do caminho a seguir entre os seus entes queridos. Veja casos como:

  • Continua a atrair as pessoas erradas para a sua vida?
  • Não atrai ninguém que o(a) rodeia?
  • Tem dificuldade em manter uma relação?
  • Sente-se afastado(a) da família?
  • O seu papel de Pai ou Mãe, por mais que se esforce parece não ser bem desempenhado?
  • Não consegue ultrapassar um luto ou uma perda de um ente querido?
  • Sente uma carga tão grande que tem medo de enlouquecer?
  • Tem ou algum dos seus membros familiares está com tendências ou vontade de cometer suicídio?
  • Existem problemas financeiros no seu seio familiar?
Perceber no que consiste uma Constelação Familiar

Se alguns dos casos descritos em cima, despertou em si um sentimento de que existe também algo errado que gostaria de resolver, vamos perceber no que consiste uma constelação.

A Constelação Familiar é um abordagem sistémica, focada em soluções normalmente rápidas onde além de ser visto como um indivíduo, é também visto como parte integrante da família. O processo permite que obtenha uma diferente perspetiva da situação e opções de escolha para a resolução dos seus problemas familiares.

Tendo vontade de alterar o seu percurso de vida, uma constelação familiar irá mostrar-lhe novos caminhos, novas opções porque muitas vezes a visão que tem atualmente do que o(a) rodeia não lhe permite ver novas abordagens e soluções.

Esta abordagem permite resolver e harmonizar a interação entre pessoas, promover melhores relações, aceitação própria, motivação própria e bem estar. Permite descobrir quais são as pedras que estão no seu caminho e a forma como encontrar novos caminhos ou libertar-se dessas pedras.

Como fazemos as Constelações Familiares?

É importante perceber que o processo envolve pouca ou nenhuma exposição das pessoas e/ou familiares, tal como é importante saber que é necessária muito pouca informação a dar ao Facilitador. Não é uma tradicional consulta, como por exemplo consultar um psicólogo.

Num workshop poderá escolher participantes ao acaso, pessoas que até nunca tenha visto antes na vida para fazerem parte do seu sistema. A escolha dos participantes acontece com a ajuda do Facilitador ao qual lhe fará algumas pequenas perguntas, visto que estes participantes ao acaso vão representar pessoas, obstáculos e objetivos no seu sistema familiar.

Não tem de expor nomes, não tem de expor a sua vida e detalhes da mesma a ninguém. Mesmo o facilitador não lhe fará nenhum inquérito, portanto não tem de se preocupar.

Poderá participar na sua constelação ou vê-la de fora, será o facilitador que o aconselhará o que deve fazer. É uma experiência que cria muita energia, liberta emoções e irá expor-lhe novas informações e perspetivas.

Para a maioria das pessoas efetuar uma ou duas sessões de Constelações Familiares é muitas vezes mais eficaz do que meses de tratamentos em outras áreas. Participar numa constelação é uma experiência vibrante, irá sentir uma energia inexplicável e acima de tudo irá sentir-se muito bem consigo mesmo.

Constelacões Familiares

Embora nenhum dos participantes praticamente fale, irão desempenhar um papel preponderante na constelação. Nenhum destes participantes sabe de que problema se trata ou de qualquer pormenor, mas as emoções e os sentimentos tornam-se coerentes com a situação a resolver.

O facilitador por vezes intervém, e pode perguntar às pessoas envolvidas para explicarem como se sentem relativamente à posição onde se encontram ou relativamente a outros membros que formam a constelação.

Toda esta interação e relações têm implicações diretas com o problema que estão a resolver. O facilitador por vezes incentiva aos participantes a moverem-se livremente, ou pede-lhes para se colocarem em outras posições e verifica então como se sentem nesse mesma posição.

Este processo pode-se desenrolar por algum tempo, no entanto a pessoa para quem esta constelação está a ser feita, apercebe-se e sente a situação, reconhece o que está a acontecer e visualiza também as possíveis causas do seu problema, os verdadeiros obstáculos que impedem encontrar o melhor caminho para a resolução desses mesmos problemas. É uma experiência única e fantástica.

Vídeo explicativo sobre as Constelações Familiares em Português

Com uma linguagem bastante simples, este vídeo explica resumidamente o que é uma Constelação Familiar

 

https://www.youtube.com/watch?v=a7Ye7kXK6Wk

As constelações familiares têm algo a ver com o Oculto? Espíritos? Medium?

Claro que não! A ciência tem feito diversas descobertas importantes no sentido de entender e explicar cientificamente a capacidade de comunicação e percepção que possuímos. Essa descobertas levam-nos a referir por exemplo os neurónios espelho.

Mas vamos explicar de forma simples: Energia Sensorial

O mundo está em movimento, movimento é vida e nós somos parte integrante desta vida. Emanamos e recebemos energia.

Quantas vezes teve a sensação de que está a ser observado? E quando olhamos vemos alguém a olhar para nós… a nossa cabeça funciona como uma antena que emite e recebe sinais provenientes de outras pessoas. A capacidade de recepção e de emitir esta energia depende de cada pessoa, mas a verdade é que possuímos essa capacidade, mais sensoriais em algumas pessoas do que em outras.

As pessoas que estão na constelação a desempenhar um papel, mesmo sem saber qual é, recebem da pessoa para quem se está a fazer a constelação esses sinais e reagem a eles naturalmente. Existe um fluxo constante de energia entre os participantes.

Um exemplo deste fluxo pode ser dado neste vídeo. A energia é espelhada, neste caso o riso torna-se contagiante mas isto aplica-se a todo o tipo de emoções, que são transmitidas e captadas.

 

Tem dúvidas acerca das Constelações Familiares?

Participe num nosso workshop e verifique por si mesmo(a) como tudo funciona. Utilize a nossa página de contactos e coloque-nos as suas dúvidas!