Constelações Organizacionais


Constelações Organizacionais

As constelações organizacionais são uma solução prática e eficiente para observar a sua empresa de outra perspetiva, explorar novos caminhos para a mesma, ajudá-lo(a) na tomada de decisões ou a resolver problemas confusos ou de difícil resolução. Os resultados e a informação que lhe é dada depois de aplicar uma constelação organizacional, vão fazer toda a diferença na sua liderança e no sucesso da sua ou para a empresa que trabalha.

Constelacoes Empresariais

O que são Constelações Organizacionais ou Constelações Empresariais?

Uma constelação é um mapa vivo utilizando pessoas e/ou objetos que representam pessoas específicas, departamentos, equipas, produtos, clientes, fornecedores ou mesmo a filosofia da organização.

Poderá observar então de outra forma, o problema que se lhe depara e com a ajuda do nosso facilitador e a informação prévia que lhe transmitiu, gradualmente irá perceber toda a dinâmica do sistema que acabou de criar, os pontos de bloqueio, as relações entre as diversas representações, o modo como interagem entre si, e o caminho a seguir.

Os representantes, embora desconheçam por completo o dilema que pretende resolver, terão uma percepção do papel que representam através da capacidade que o nosso cérebro tem em comunicar. Esta capacidade é cientificamente provada em diversos estudos, e as constelações organizacionais são uma forma simples e eficaz de usarmos estas capacidades.

Esta técnica teve início com Bert Hellinger, um psicoterapeuta alemão que aplicou os seus estudos e descobertas nas constelações familiares e mais tarde em organizações usando os mesmos métodos com sucesso.

O que pode resolver com o uso de uma Constelação Empresarial?

Esta técnica pode ser utilizada a título pessoal como pessoa a título particular ou como profissional. Pode ser utilizado como líder de uma empresa ou qualquer entidade, pode ser usado para uma equipa ou para uma organização.

As possibilidades são imensas, vejamos alguns exemplos a título pessoal / profissional:

  • Encontrar um novo caminho para a sua carreira profissional
  • Preparar-se para reuniões difíceis e importantes
  • Equilibrar a sua vida pessoal com a sua vida profissional
  • Perceber o que dificulta a sua ascensão na empresa
  • Combater a procrastinação
  • Planear uma sucessão

Como Líder ou com funções de topo na empresa:

  • Redefinir estratégias na empresa
  • Planear alterações criticas para a empresa
  • Testar novos produtos e serviços e a sua aceitação
  • Promover melhores relações pessoais com outros líderes

Para a empresa em si e departamentos:

  • Criar relações mais saudáveis na organização
  • Identificar resistências a mudanças
  • Testar estruturas alternativas na organização
  • Gerir conflitos na organização
  • Integração após fusão ou aquisição de outra empresa
  • Verificar a coerência da estrutura da organização
  • Estudar novas aquisições
  • Procurar a “cultura” certa para o sistema onde a sua empresa está integrada

 

Resolver Problemas Empresas

 

A orgânica de uma empresa é bastante mais complexa do que um sistema familiar, porque alberga um vasto número de sistemas, incluindo o familiar do indivíduo, equipas de trabalho, clientes e fornecedores.

Ter uma visão mais alargada de todo o sistema, os bloqueios existentes e caminhos para o sucesso é informação vital para possibilitar um melhor dinamismo de toda esta complexa estrutura. Permita-se a si mesmo ter esta visão.

Este método é válido para mim ou para a minha empresa?

Se empresas internacionais como a Exxonmobil, Houston Airport System, Nova Spectra ou Nutro Company utilizam Constelações Empresariais para fazer crescer as suas organizações, a sua empresa poderá também usufruir deste método.

Outros exemplos de empresas ainda mais conhecidas são por exemplo a Chrysler, a BMW ou a IBM que através de constelações organizacionais aplicadas a empresas permite-lhes obter excelentes resultados práticos, e fez com que diversos grupos económicos de renome na Europa estejam a aplicar esta técnica. Mais informações podem ser encontradas neste artigo do jornal expresso.

A utilização de constelações organizacionais nas empresas é um trunfo escondido, que muitas organizações reconhecidas utilizam e que lhes permite observar a “vida” da própria empresa, os padrões escondidos e perceber o que funciona, porquê que funciona, assim como o que não funciona e que não vale a pena desperdiçar recursos.

Os melhores líderes não têm todas as respostas para todas as situações, mas têm a vontade de procurar essas respostas para continuarem a liderar e crescer as organizações que dirigem.

Confidencialidade

Um dos problemas que muitas vezes nos é colocado por quem utiliza este eficaz método é a confidencialidade. A privacidade está no entanto sempre assegurada, as informações pedidas pelo facilitador são apenas para ajudar a resolver o seu problema.

O grupo de pessoas que estarão a realizar a constelação não terão acesso a nenhuma informação, nomes de pessoas ou empresas ou qualquer outra informação.

A sessão de trabalho não necessita de ser realizada localmente na entidade e/ou instalações da empresa, salvaguardando assim qualquer exposição que queira evitar.

Qualquer dúvida não deixe de nos contactar.

Soluções para Empresas e Empresários

Continua céptico no uso de Constelações Organizacionais?

Sendo este um método pouco usual em Portugal e muitas vezes desconhecido por parte de empresários, não existe melhor forma do que experimentar presencialmente.

Fale connosco, coloque as suas dúvidas e eventualmente participe numa constelação para reconhecer o quanto pode ser benéfico para si como líder e para a sua empresa. Realizamos diversos workshops onde poderá observar todo o processo.