Gestão Sistémica


Gestão Sistémica

O desempenho da sua empresa é definido pela forma como a mesma se enquadra com tudo o que a rodeia, a forma como sente o que se passa à sua volta e as respostas que dá. Mas tal como o interior da sua empresa é formado por pessoas, o que o rodeia igualmente é formado por pessoas. A Gestão Sistémica, é um novo conceito onde a abordagem é feita exatamente para o que é mais importante: Pessoas.

Gestão Sistemica

A Gestão Sistémica na sua empresa

A sua empresa é um sistema mais ou menos complexo, dependendo da sua dimensão, localização, área de atuação ou tipo de cliente alvo. É no entanto um sistema vivo, com instalações, equipamentos, equipas, departamentos. Mas acima de tudo, o que faz a empresa viver são as pessoas que nela estão integradas, que desempenham cargos e funções.

A perfeita integração das pessoas no sistema em muito contribui para a sustentação da empresa e dos seus objetivos. O seu bem estar na organização é essencial para um melhor desempenho de todo o conjunto.

Não é suficiente ter a estratégia da empresa definida para o próximo semestre ou para os próximos dois anos, ou ter as previsões financeiras completamente delineadas e enquadradas aos objetivos, ter dez ou vinte departamentos se as pessoas não fizerem parte de tudo isto e estejam bem com as suas funções, com os colegas, com os processos delineados e com os seus próprios sistemas, como por exemplo o sistema familiar.

Uma organização só funcionará se houver harmonia entre todos estes sistemas, com especial foque para as pessoas que integram a organização.

O que ganha com a aplicação de uma Gestão Sistémica?

A Gestão Sistémica permite-lhe diagnosticar a situação da empresa e mostrar as mudanças necessárias, para a resolução dos problemas contribuindo para:

  • Maior Produtividade
  • Maior Satisfação do Cliente
  • Redução de Custos
  • Ajuste de Pessoas
  • Otimização de Lucros

Pelo fato de poder analisar a empresa com uma perspetiva diferente e mais abrangente, vai poder resolver problemas complexos através de soluções simples e obter excelentes resultados ao mesmo tempo que irá poder tomar decisões com mais conhecimento das causas.

Os seus profissionais passarão a ter um melhor desempenho, ficando completamente integrados na sua organização e em sintonia com todos os restantes sistemas de que faz parte.

A aplicação da Gestão Sistémica

A Gestão Sistémica é rápida e muito eficaz, é um método que contempla várias metodologias numa só como Coaching, PNL,Constelações Organizacionais, Método Quântico e Osteopatia Sistémica.

É necessário compreender a empresa como parte integrante de um sistema vivo. Quando se vende algo a uma empresa na realidade estamos a vender algo a uma pessoa ou a um conjunto de pessoas que fazem parte de outra organização.

Se os seus colaboradores compreenderem na totalidade:

  • a situação financeira da empresa
  • os produtos que comercializam e/ou serviços que a organização presta
  • a função que desempenham e que é compreendida e respeitada pelos seus colegas
  • os valores da empresa
  • os objetivos explícitos da empresa

acrescentando que:

  • a história da empresa é conhecida
  • os colaboradores defendem a empresa, os seus produtos e/ou serviços
  • fala-se com respeito do chefe e dos colegas
  • faz-se comentários sobre clientes com respeito
  • continua-se a dialogar com gosto com ex-funcionários
  • concorda-se com a cultura da empresa

significa em parte já podemos dizer que a Gestão Sistémica está a ser aplicada na empresa.

beneficios da gestao sistemica

É importante também realçar o bem estar de todas as pessoas envolvidas porque o desconforto físico, dores de cabeça, uma dor de ombros entre outras em situações específicas e recorrentes do dia a dia profissional são a resposta do ser humano a determinadas ocorrências menos positivas no sistema empresarial.

Manter a empresa Saudável através da Gestão Sistémica

As pessoas, os processos e a gestão são interdependentes resultando assim que em qualquer alteração numa da partes a organização é afetada para o bem ou para o mal. Tal como no corpo humano que pode ser visto como uma organização, o mau funcionamento de um qualquer órgão pertencente à organização, irá afetar o funcionamento de outros sistemas e da organização em si.

É assim importante a harmonia entre todos estes sistemas de modo a não perturbar o funcionamento geral da organização.

No caso de um colaborador considerar que:

  • Os objetivos da sua carreira não estão a ser alcançados
  • Não está no cargo correto dentro da empresa
  • Compatibilizar a sua vida profissional com a vida privada é difícil
  • Os seus êxitos não são reconhecidos
  • Deveria mudar de empresa ou trabalhar por conta própria
  • etc

Significa que parte do sistema não está a funcionar, e gradualmente está a danificar o restante sistema.

Combater baixa produção

A organização deve também verificar e contribuir para o bem estar dos sistemas de que faz parte. Afinal nenhuma empresa funciona sozinha, está dependente de outras empresas (outros sistemas) e fornece a outros sistemas (particulares ou empresas).

A cooperação com as organizações onde está integrada, a contribuição para com o ambiente, causas sociais, a saudável relação com fornecedores, um excelente atendimento ao cliente contribui para o bem estar da organização e do sistema, assim como para os sistemas com as quais se relaciona.

A sua organização influencia e é influenciada por outras organizações, portanto a Gestão Sistémica contribui para que o seu sistema não se isole dos restantes sistemas, assim como não se divida internamente.

Conclusão

A Gestão Sistémica permite-lhe gerir toda a organização de forma horizontal, onde todos contribuem para a excelência dos produtos e/ou serviços prestados, todos reconhecem a empresa com respeito, todos procuram eliminar eventuais erros nos processos e fazer parte das estratégias para o evoluir do negócio, da marca, dos produtos comercializados e/ou serviços prestados.

Torne a sua empresa mais saudável!

Quem adota este método de gestão consegue atingir um melhor desempenho financeiro, uma evolução na administração, sucesso humano e empresarial

Peça-nos esclarecimentos ou agende uma reunião connosco, teremos todo o gosto em ajudar a encontrar o equilíbrio entre o lado humano e empresarial da sua organização.