Medicina Integrada – O seu bem estar como Pessoa

Medicina Integrada

A medicina integrada é uma forma única de cuidar da sua mente, corpo e espírito. Em simultâneo e utilizando todos e os melhores métodos possíveis para o seu bem estar como pessoa, não somente para tratar a doença. Este métodos podem passar pela sua nutrição, por exercícios, meditação e tudo o quanto o(a) faça sentir e viver melhor. Venha descobrir o que o conceito de medicina integrada pode fazer por si.

Medicina Integrada e o seu bem estar

A ligação entre a mente e o corpo

Médicos e Investigadores Académicos têm finalmente tecnologia para compreender as ligações entre o cérebro e o sistema imunitário, emoções e doenças. Toda esta relação podemos cada vez mais entender em termos de biologia sofisticada.

Esta citação é da investigadora Esther Sternberg uma pioneira e participante ativa no estudo sobre mente-corpo-stress-bem estar.

Cada vez mais estas investigações e descobertas têm tido repercussões no modo como é vista a medicina, sendo que muitos estudantes de medicina formados em diversas universidades nos Estados Unidos recebem cada vez mais formação para terem um pensamento de medicina integrada relativamente aos pacientes.

A medicina integrada procura incorporar opções de tratamentos tanto convencionais como abordagens alternativas, tendo em consideração não apenas os sintomas físicos, mas também os aspetos psicológicos, sociais e espirituais da saúde e da doença.

A medicina integrada é a solução

A medicina integrada posiciona-se como a medicina do futuro

Existe um certo desalento relativamente aos sistemas de saúde tradicionais, tanto por parte dos médicos como por parte dos pacientes que sentem não estarem a ser tratados de forma efetiva. Esta insatisfação geral leva muitas pessoas a procurarem alternativas aos seus problemas como complemento à visão do sistema de saúde tradicional.

Mas felizmente esta visão está a mudar e a medicina integrada posiciona-se cada vez mais como o melhor de dois mundos, onde toda a atenção aponta para o bem estar do doente como pessoa, e não para uma determinada patologia específica.

Medicina Integrada as Terapias

Mesmo as companhias de seguro têm reconhecido a importância das medicinas alternativas, tendo já diversos pacotes que abrangem tratamentos complementares e denominados não tradicionais.

Se deseja ser tratado como um ser humano, onde o seu bem estar e saúde é tido em conta, invés apenas da dor que se queixa, a medicina integrada é o caminho a seguir.

Muitos hospitais em países desenvolvidos têm-se unido e criado departamentos próprios para estudarem a eficácia deste método. Os médicos tradicionais ficam assim autorizados a por exemplo em casos de doenças infecciosas e perturbações no sistema imunitário a solicitarem tratamentos com ervas medicinais e suplementos alimentares como também a solicitarem a prática de meditação e osteopatia.

As diferentes abordagens da medicina tradicional e a oriental

Com a medicina tradicional, muitas vezes denominada medicina ocidental promove-se sobretudo a cura do sintoma, usando todas as tecnologias ao dispor e a prescrição de fármacos. No entanto muitas pessoas recorrem à medicina oriental, medicina esta que promove a prevenção de doenças e a manutenção da saúde.

A medicina integral reúne assim o melhor dos dois mundos, onde procura sempre a prevenção das doenças e o bem estar do paciente, sendo que permite a utilização de mais métodos de diagnósticos com a visão de perceber primeiramente qual ou quais as causas do aparecimento de determinada patologia.

Este diagnóstico tem em conta as relações sociais, as ligações com a família e antepassados, os hábitos de vida do paciente, a sua alimentação, o seu stress emocional e profissional e todos os fatores considerados válidos utilizando práticas não invasivas, ou a abordagem tradicional consoante a necessidade e sem dar prevalência a qualquer uma delas.

Medicina Integrada: Cuidar de Si

Exemplo da aplicação da Meditação

Algumas patologias ou situações podem ser atenuadas com a prática da Meditação. Apenas o seu médico de Medicina Integrada poderá avaliar a necessidade ou não desta prática, mas em diversos casos é recomendada para:

• Pressão Sanguínea Elevada
  • Síndrome do Cólon Irritável
  • Colite Ulcerosa
  • Ansiedade, Depressão ou Insónia
  • Parar de Fumar
  • Sistema Imunitário Deficiente

A meditação é uma prática Corpo-Mente com um longo historial em como incrementa a calma e o relaxamento físico, melhora o equilíbrio psicológico, promove o lidar com doenças e melhora a saúde e bem estar.

Esta prática foca-se na interação entre o cérebro, a mente, o corpo e o comportamento.

Todos estes fatos têm sido testados e documentados por entidades credenciadas como o NCCIH (Centro Nacional para a Saúde Integrada e Complementar) do governo Norte Americano onde são disponibilizados estes estudos e pesquisas.

O seguinte video demonstra resumidamente alguns benefícios da prática da Meditação, com legendagem em Português.

Conclusão

A Medicina Integrada promove através da prática da medicina tradicional e complementar de forma coordenada o bem estar da sua saúde. Os investigadores continuam a aprofundar os benefícios da Medicina Integrada na aplicação de muitas e diversas patologias, e cada vez mais compravam que a utilização da mesma é benéfica para todos os envolvidos e muito em especial, para si e para o seu bem estar.

A Clínica Corpo e Mente através dos seus Profissionais de Saúde com larga experiência, implementa esta prática de forma a garantir os melhores resultados em todas as situações.

Desde a prevenção, um diagnóstico e a um eventual tratamento integramos com coordenação e conhecimento as diversas áreas médicas necessárias, tendo em conta o seu modo de vida, os seus problemas sociais, a sua alimentação, o seu stress e todos os indicadores que seja possível avaliar em si.

Objetivo: O seu bem-estar como pessoa.

Marque a sua consulta para o ajudarmos a cuidar de si

A medicina integrada são diversas valências a cuidar do seu bem estar