Osteopatia Estrutural


Osteopatia Estrutural

A Osteopatia Estrutural é a mais conhecida das vertentes da Osteopatia. Muitas vezes esta área da Osteopatia é confundida com a própria osteopatia em si. Mas o diagnóstico e tratamentos da Osteopatia Estrutural incide sobre as disfunções do sistema muscular-esquelético (estrutura), tal com a Osteopatia Visceral incide sobre o sistema visceral.

 

Osteopatia Estrutural 1

A importância da Osteopatia Estrutural

Restrições no sistema estrutural (muscular-esquelético) podem ter origem em diversas estruturas e tecidos, mostrando-se em disfunções na parte óssea, articulações, tensão muscular, fibroses, dores miofasciais, entre outras.

Baseado em princípios específicos, a osteopatia estrutural evidencia a importância da interdependência entre a estrutura do corpo e a suas funções. A disfunção de uma articulação ou tecido, geralmente demonstra-se numa menor mobilidade, afetando as funções nessa mesma área.

Como resultado as estruturas anexas estarão sujeitas a mais pressão e terão de compensar esta mesma pressão a que estão submetidas. Com o tempo e a exposição crónica a esta pressão adicional, irão progressivamente causar uma restrição na estrutura muscular-esquelética. O corpo e as estruturas adjacentes vão compensando dentro do possível estas disfunções e penalizando-se igualmente a si próprias.

Ocasionalmente vão sendo sentidas pequenas dores e algum desconforto, enquanto o corpo tiver a capacidade de compensar algumas estruturas devido à pressão provocada por estruturas adjacentes.

Osteopatia Estrutural 2

O que sucede com a falta de tratamento?

A compensação prolongada e desajustada das estruturas na maioria dos casos irá resultar em lesões mais graves e na inflamação do sistema muscular-esquelético do paciente. Por exemplo um desajuste na espinha tem como efeitos mais usuais o aparecimento de lesões no pescoço e na região lombar. Uma insuficiência nas maiores articulações normalmente sentem-se também mais usualmente nos joelhos e nas ancas.

Um desgaste prematuro nas articulações, é o resultado das diversas compensações que as estruturas são obrigadas a fazer durante longos períodos sem tratamento corretivo.

Qual a função do Osteopata?

Usando técnicas de Osteopatia Estrutural o osteopata não só diagnostica e trata a disfunção verificada numa determinada área onde o paciente apresenta queixas de dor ou desconforto, mas investiga também a cadeia de compensações que estão a ser levadas a cabo na estrutura esquelética-muscular. Lesões mais antigas podem estar a ser a causa e a origem do problema. Uma vez detetada a origem da lesão e serem efetuados os tratamentos nesta disfunção da estrutura restaurando assim os normais movimentos biomecânicos é dado ao corpo a possibilidade de se curar a si próprio.

O osteopata com formação em Osteopatia Estrutural diagnostica e corrige disfunções nos tecidos ósseos, muscular, neural, facial e ligamentos.

À sua disposição estão diversas técnicas como:

  • fasciais;
  • músculo-energéticas;
  • inibitórias;
  • articulares;
  • neurodinâmicas
  • etc

Dependendo da causa e do paciente, podem ser utilizadas técnicas mais diretas ou indiretas (mais suaves) nunca tendo em conta as suas preferências, mas sim atendendo ao histórico médico do paciente e às necessidades do corpo do mesmo.

Para que lesões é mais indicado a Osteopatia Estrutural?

Após a análise do Osteopata, ele saberá enquadrar a correta área ou áreas da Osteopatia a utilizar no paciente mas de uma forma geral a Osteopatia Estrutural é indicada para:

  • Torcicolos
  • Dores Ciáticas
  • Tendinites
  • Lombalgias agudas ou crónicas
  • Hérnias Discais
  • Entorses e Traumas
  • Cervicalgia
  • Dor Miofascial
  • Muitas Outras

Osteopatia Estrutural 3

Um complemento importante de outras práticas médicas

Integrada nas várias áreas da Osteopatia, o procedimento na Osteopatia Esrutural é semelhante. O osteopata utilizando o toque e a palpação localiza áreas do corpo sujeitas a restrições e/ou pressões. A espinha, articulações, músculos e tendões darão preciosa informação a considerar.

Esta auscultação manual do corpo pode ser acompanhada de testes de sangue ou raios-x para reafirmar as disfunções encontradas e podem ser revistos diagnósticos existentes do paciente.

Os osteopatas são muitas vezes aconselhados por médicos de medicina tradicional como dentistas, pediatras, etc., assim como o osteopata pode reencaminhar o paciente para outras especialidades médicas. O bem estar do paciente está em primeiro lugar, e todos os tratamentos podem ser acompanhados de uma alteração ao estilo de vida do paciente.

Uma alteração na dieta da pessoa, alguns exercícios físicos complementares entre outras podem fazer parte dos conselhos do Osteopata, que atua no sentido de permitir dar ao corpo do paciente a possibilidade fazer o que faz melhor, que é a auto cura.

Conclusão

A osteopatia é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma profissão baseada numa filosofia própria e com aplicação técnica-científica, uma área com práticas unidas e diferentes de outras áreas de conhecimento que ajudam o paciente como pessoa a chegar a um superior estado de Saúde Total.

Em 1 outubro de 2015 a Osteopatia foi também completamente regulada em Portugal, tal como indica a Federação Portuguesa de Osteopatas, o que comprova a importância dada à Osteopatia e ao seu reconhecimento como Terapêutica não Convencional.

A Osteopatia Estrutural tem uma importância vital na melhoria da saúde permitindo através de técnicas não invasivas e sem o consumo de fármacos melhorar substancialmente a saúde dos pacientes. A estrutura tecido músculo-esquelético representa cerca de 80% do nosso corpo, sendo portanto uma das áreas mais em foco na Osteopatia pelo elevado número de patologias associadas à estrutura óssea, muscular e as suas ligações com outras estruturas como a visceral.

Não permita uma má postura no seu local de trabalho que influencia o seu rendimento, pratique atividades físicas prevenindo ríscos de lesões, desfrute da sua família em atividades ao ar livre e viva melhor. Descubra o que a Osteopatia Estrutural pode fazer pela súa saúde e pelo seu bem estar.

Estamos disponíveis para prestar esclarecimentos através dos nossos profissionais credenciados. Contacte-nos!

Osteopatia Estrutural 4