Osteopatia Sacro Craniana


Osteopatia Sacro Craniana

A osteopatia sacro craniana entrega ao corpo os meios que lhe permite uma mais eficiente otimização fisiológica, facilitando assim a recuperação do próprio corpo. Contrariamente ao que anteriormente se pensava os ossos que formam o crânio possuem movimento, iniciada por diferentes mecanismos do cérebro. A terapia sacro-craniana é das que mais benefícios traz para o ser humano. Vamos conhecê-la.

Osteopatia Sacro Craniana

Onde pode ser utilizada a osteopatia Sacro Craniana

Esta terapia que pode ser utilizada individualmente ou em conjunto com outras terapias, permite abordar patologias tão diversas como as listadas nas linhas em baixo:

  • Fibromialgia
  • Autismo
  • Cólicas
  • Dificuldades Respiratórias
  • Dores de Cabeça e Enxaquecas
  • Problemas na coordenação Motora
  • Fadiga Crónica e Stress
  • Problemas Emocionais
  • Disfunções do sistema imunitário
  • Rinite
  • Sinusite
  • Escoliose
  • Entre tantas outras.

 

Esta técnica pode ser usada como terapia preventiva no reforço das capacidades do corpo em resistir naturalmente a um vasto conjunto de situações onde o corpo apresenta-se menos saudável. A sua utilização mostra imensos benefícios aplicada em qualquer faixa etária, e em idades mais avançadas mostra-se útil ao proporcionar mais energia e uma maior mobilidade à pessoa.

Nas faixas etárias mais novas como recém nascidos e bebés esta terapia é extremamente benéfica porque o crânio sofre imenso stress durante o nascimento. Cólicas, otites e algumas disfunções que aparecem nestas idades são normalmente resultado de pressões no crâneo.

Osteopatia Sacro Craniana

Pequena história da Terapia Sacro Craniana

A terapêutica da osteopatia, iniciada por Andrew Taylor Still teve como um dos seus primeiros alunos William Garner Sutherland tendo sido este último quem se debruçou sobre o estudo exaustivo da Osteopatia Craniana, tendo descoberto que o crânio é possui um movimento lento e rítmico, e é independente dos batimentos cardíacos ou da respiração. Este movimento é normalmente chamado de Movimento Respiratório Primário (MRP)

O Dr. John Upledger é no entanto o osteopata que após estudos científicos nesta área, desenvolveu a Terapêutica Sacro Craniana.

A prática da Osteopatia Sacro Craniana

Esta terapêutica consiste em libertar restrições do sistema sacro-craniano, e libertar os efeitos negativos do stress no sistema nervoso central e a que a estrutura está sujeita.

Sendo uma terapia manual tal como as outras práticas na osteopatia, esta terapia é particularmente muito suave onde é usado um toque muito leve nos ossos e nos tecidos. O líquido cefalorraquidiano (LCR), o encéfalo e a medula espinhal que são protegidos pelas membranas cranianas são avaliados pelo osteopata e o objetivo é melhorar a função fisiológica do sistema.

A terapia sacro craniana interage profundamente com a nossa energia e como resultado possibilita-nos atingir um elevado estado de relaxamento em cada sessão.

Casos de Estudo na Osteopatia Sacro Craniana

Felizmente o Instituto Upledger mantém uma base de dados com artigos e casos de estudo relacionados com a aplicação da terapia Sacro Craniana. Estes estudos e artigos podem ser livremente consultados por quem assim o pretender.

Estes estudos incidem sobre muitos e diversos temas que muito interessantes e que demonstram a aplicabilidade que a osteopatia e mais precisamente a osteopatia sacro craniana pode ter nas mais diversas patologias.

Alguns destes exemplos são:

  • Autismo
  • Infertilidade
  • Esclerose Múltipla
  • Ansiedade e Depressão
  • Fibromialgia
  • Epicondilite

 

Um interessante estudo foi efetuado a pacientes sofredores de Perturbação de Stress Pós-Traumático onde 22 ex-combatentes da guerra do “Vietnam” que apresentavam diversos níveis de perturbação pós-guerra que não são somente perturbações psicológicas, são também traumas profundos e de difícil tratamento que retiram qualidade de vida a estas pessoas e a todos os que com elas convivem.

Após um programa estabelecido de tratamentos, 95% apresentavam muito menos sintomas de perturbação relacionados com comportamentos obsessivos e compulsivos, depressão, falta de motivação, sentimentos de alienação, etc.

Outro programa piloto com imenso sucesso foi um caso de estudo feito com a fundação Ricky Williams antigo jogador de Futebol Americano, desporto esse que pelo esforço físico que implica deixa normalmente sequelas aos jogadores.

O programa consistiu em submeter 5 antigos jogadores profissionais a um exame geral e efetuar uma terapia manual sacro craniana, entre outras como a visceral.

Osteopatia Sacro Craniana

Entre os vários problemas apresentados pelos ex-jogadores contam-se a ansiedade, depressão, problemas de sono, fadiga crónica, dificuldade em memorizar, aprender e ler, tomadas de decisões e dores na cervical e cabeça. Outros problemas apresentados em menor escala foram o equilíbrio e problemas digestivos.

Foi efetuado depois um novo exame após os tratamentos e 3 meses após os tratamentos, tendo os resultados sido impressionantes. Mostraram de forma geral que os pacientes menos dores em geral, e um aumento da sua Qualidade de Vida.

Podem consultar os resultados dos testes neste link em Inglês.

Conclusão

A terapia sacro craniana, em conjunto com outras osteopatias pode beneficiar a sua saúde e o seu bem estar como pessoa. É um complemento à própria capacidade do corpo de se auto curar, e de manter o seu equilíbrio natural. Ao promover um melhor funcionamento do seu sistema nervoso central, estará a permitir desde logo uma melhor qualidade de vida a si mesmo.

Patologias complexas como o Autismo podem beneficiar da implementação desta técnica, assim como tantas outras doenças que influenciam a sua vida. O seu corpo é vida, o movimento é vida, o fluxo de todos os fluídos do seu corpo, o correto movimento de todos os seus órgãos são vida.

Permita-se a si mesmo prevenir e corrigir disfunções que influenciam o seu dia a dia, use a Osteopatia Sacro Craniana para devolver ao seu corpo os mecanismos de auto defesa e auto regeneração, e viva melhor.

Osteopatia Sacro Craniana